Sempre me perguntam como desenhar mais.
Eu vou dar duas dicas que podem ajudar.
A primeira é, abaixe a pressão.
A gente sempre sente uma pressão enorme em desenhar. Se a sua vontade é desenhar mais, tente diminuir essa pressão. Fuja de desenhar coisas complicadas. Pelo menos no começo. Desenhe coisas simples. A ideia é desenhar mais, não desenhar melhor. A quantidade vai levar à qualidade.
Arranje um caderninho pequeno, de bolso e um lápis. Tente desenhar coisas sem pressão. Cubos, folhas, peixes. A coisa mais simples que puder.
Eu gosto de desenhar cerca de madeira para me aquecer.
Desenhar pessoas e rostos trazem uma expectativa alta. Se você quer desenhar mais, fuja de desenhar coisas que você se sinta cobrada em desenhar bem. Desenhar mal é mais fácil que desenhar bem.
Aos poucos, você começa a desenhar coisas mais complexas.
A segunda dica é faça um passatempo ativo antes de passivo.
A autora, Laura Vanderkam (do livro Tranquility by Tuesday) sugere que a gente comece o nosso momento de lazer por algum passatempo ativo. A gente, quando tem um tempinho livre, pensa em ligar uma série, olhar um tik tok. A autora sugere você fazer algo que te exija algum esforço antes de um passatempo passivo.
Então, antes de dar play numa série, desenhe um cubo no seu caderninho. Existe a chance de você se aquecer e seguir desenhando. Ou não. Pode ser que seja só um desenho e você liga a série depois. Mas você aos poucos vai estar desenhando mais.
Depois que eu peguei esse hábito Ativo antes de Passivo, eu preenchi muito mais cadernos de desenho e passei a ler muito mais livros. Antes de ligar um filme, eu sempre tento ler um parágrafo de livro.
Essa semana começa meu curso ONLINE
História do Cinema Americano. Quartas das 20h às 21h30.
R$ 260 o curso completo de 6 aulas.
R$ 225 para quem já teve aula comigo.
Caramba, adorei essa dica!
Aliás, curtindo muito a newsletter 👏🏻👏🏻👏🏻
Que dica boa! Vou aplicar com certeza, e tentar praticar isso de tirar a pressão na escrita também.